domingo, 4 de outubro de 2009

Vinho Gosta de Sossego


Você certamente já ouviu falar que o vinho é um ser vivo que nasce, evolui e morre. Pois é verdade. Mas é possível colaborar com esse processo, cuidando para que a bebida tenha uma vida feliz, sem sobressaltos. Para isso, é fundamental saber armazear a garrafa.

Posição: a garrafa deve ser guardada na posição horizontal, para que o vinho mantenha a rolha sempre molhada, evitando seu ressacamento e a entrda de oxigênio no recipiente. O ar degrada o vinho pela oxidação.


Temperatura: quem não tem uma adega climatizada em casa deve ficar atento quanto ao local em que a garrafa será guardada. O ideal é um lugar fresco, de temperatura estável, entre 14ºC e 18ºC. Lembre-se de que local quente demais acelera a maturação do vinho, e o local frio demais (a geladeira, por exemplo) impede a evolução da bebida.


Umidade: a garrafa mantida em local muito úmido está sujeita a ter o rótulo e a rolha embolorados, e rolha embolorada estraga o vinho. Devem-se evitar também locais em que haja constante vibração.


Luz: o vinho prefere o escuro. A luz desencadeia reações químicas, degradando a bebida. Embora a garrafa escura seja uma barreira contra a luz, é mais seguro mantê-la em ambientes de baixa iluminação.


Temperatura: ajude o vinho a se mostrar:
Vinhos brancos devem ser servidos em temperatura de geladeira; vinhos tintos, em temperatura ambiente. É mais ou menos isso que se prega, mas não devemos ser tão simplista. Pense no vinho tinto durante o verão. Servi-lo em temperatura ambiente é toma-lo a mais de 30ºC - isso é quente, portanto um sacrilégio. Essa história de temperatura ambiente funciona em alguns lugares da Europa, onde o clima costuma ser ameno mesmo no verão. No Brasil, não.


Mas por que não podemos tomar vinho na temperatura que desejamos? Porque o vinho se mostra, "se abre", apresenta seus aromas quando está na temperatura adequada a seu estilo. Existe uma tabela que deve ser respeitada, o que não significa que você tenha de ficar com um termômetro ao lado toda vez que abrir uma garrafa. Para facilitar: vinhos brancos devem ser servidos mais frescos, enquanto os tintos, em temperatura um pouco abaixo da ambiente, mas não gelados.

Nenhum comentário: