Produtores italianos querem estabelecer seu produto como uma alternativa, usando alta qualidade e marketing pesado.
Os vinhos Franciacorta são feitos com o mesmo tipo de uva que o champagne, é também é utilizado o mesmo método de fermentação secundária, o que inevitavelmente leva a comparações.
Mas ao invés de tentar assumir o posto de bebida oficial de comemoração, os produtores de franciacorta querem distinguir seu produto e criar um elo entre vinho de alta qualidade e refeição.
"Nós consideramos o vinho como uma alternativa, não como um rival do champagne", explicou Maurizio Zanella, representante de 98% dos produtores de espumantes. "A diferença de saída entre o champagne e o vinho faz a competição ser impossível", completou Zanella. A produção do distrito de Franciacorta gira em torno de 10 milhões de garrafas de vinho, numa área de aproximadamente 2,3 mil hectares, podendo aumentar a um máximo de 25-30 milhões de garrafas, limite imposto devido à falta de terras disponíveis para o plantio. Para a produção de Champagne, são reservados 33 mil hectares, o que gera uma produção anual de 340 milhões de garrafas. Fonte: www.academiadovinho.com.br
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