sábado, 27 de junho de 2009

Don Candido Reserva



É inegável a evolução dos vinhos nacionais. as espumantes já são uma realidade. Boas e com preços ok.
Mas por mais que tenha degustado bons tintos sempre fica aquela história: por esse preço há argentinos e chilenos muito melhores. Sempre defendi que o vinho brasileiro tem que ter qualidade e preço mais atraentes. Os vinhos do Vale do São Francisco, com a alta produtividade, estão em busca desta meta. Mas os vinhos do sul tendem a ser mais caros. Principalmente os mais artesanais.
Repito, há vinhos muito bons. mas na faixa de R$ 50 para cima. O que os coloca em competição direta até com portugueses e espanhóies de grande qualidade e mais tradição.
Daí minha surpresa com este Don Candido reserva cabernet sauvignon 2005. Um vinho agradável, com cor densa, aromas de fruta vermelhas e baunilha, acidez adequada , corpo médio, ótimo para acompanhar carnes e massas , e com um bom retrogosto. Imaginei que com um bom preço seria um excelente concorrente para aquele vinho do dia a dia. Está em pé de igualdade com os Concha y Toro de briga e cia. Para minha surpresa descobri que custa R$26,50. Portanto é um vinho que está no jogo.
Recomendo. Mauricio Tagliari, Mais um gole.

Nenhum comentário: